Estudo bíblico – A Bíblia ensina


A Bíblia é um dos passos para você ter vitória. Fonte inesgotável de sabedoria, o manual da vida. A série de estudo bíblicos tem inicio com a principal fonte de sabedoria e estudo dos cristãos. O material foi desenvolvido em powerpoint,  muito bem elaborado e ilustrado. Com certeza, um excelente material de apoio para seus estudos. Faça o download das lições e faça o estudo completo com sua família e amigos.

Estudo 1 – A Bíblia ensina que Deus existe

Estudo 2 – A Bíblia ensina

Estudo 3 – A Bíblia ensina o orar

Estudo 4 – A Bíblia ensina que Jesus vai voltar

Estudo 5 – A Bíbia ensina quando Jesus vai voltar

Estudo 6 – A Bíblia ensina o cmainho da vitória

Estudo 7 – A Bíblia ensina como ser salvo

Estudo 8 – A Bíblia ensina o segredo do perdão

Estudo 9 – A Bíblia ensina como funciona o julgamento de Deus

Estudo 10 – A Bíblia ensina as regras de Deus

Estudo 11 – A Bíblia ensina qual é o dia de Deus

Estudo 12 – A Bíblia ensina como entender a morte

Estudo 13 – A Bíblia ensina qual é a igreja e Deus

Estudo 14 – A Bíblia ensina que Deus fala

Estudo 15 – A Bíblia ensina a se entregar

Estudo 16 – A Bíblia ensina uma sociedade cm Deus

Estudo 17 – A Bíblia ensina uma vida melhor

Estudo 18 – A Bíblia ensina a entregar tudo

About these ads

19 Respostas

  1. gostaria de saber mais sobre a palavra de Deus a quarda do sabado obrigado

    • Nos dias de hoje, tudo converge para que não possamos guardar os sábados…. Gostaria tambem de conhecer mais sobre o “guardar o sábado” inclusive sobre as passagens bíblicas que o citam.

    • Deus, ao terminar o mundo em seis dias, estabeleceu um dia – e este é o sábado – para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse neste dia e para que este se lembrasse do Deus Criador. Vejamos o que dizem as Escrituras:

      “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”. (Gênesis 1:31 RA).

      “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”. (Gênesis 2:1-3 RA).

      Deus estabeleceu o sábado para que este fosse um “memorial da do Criador” e um “memorial da Criação”. É também um “memorial da redenção”.

      Quando guardamos o sábado, estamos lembrando de que há um Deus Criador, e que não estamos no mundo por acaso; estamos dizendo que cremos no Eterno e que admiramos os seus feitos na criação e na redenção do homem.

      Jesus Cristo, quando esteve na terra e também os apóstolos guardaram o sábado:

      “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler”. (Lucas 4:16 RA).

      “No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. (Atos 16:13 RA).

      “Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras”. (Atos 17:2 RA).

      “E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos”. (Atos 18:3-4 RA).

      “E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus”. (Atos 18:11 RA).

      O Senhor Jesus tinha como costume ir á igreja todos os sábados; durante a semana ele trabalhava na carpintaria. O apóstolo Paulo também tinha por costume ir á igreja aos sábados; só na cidade de Corinto, onde ele permaneceu um ano e seis meses (Atos 18:11), ele guardou cerca de 78 sábados.

      Os primitivos cristãos, inclusive a Maria, após a morte de Cristo, também guardavam o sábado:

      “Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento”. (Lucas 23:54-56 RA).

      O sábado é um momento em que podemos ter “um lindo encontro com o Senhor Jesus Cristo”. A cada final de semana podemos desfrutar deste maravilhoso companheirismo com o Senhor Jesus, Deus o Pai e com o Espírito Santo. É um dia que podemos também estar na companhia da família. Durante a semana pouco falamos com nosso cônjuge ou filhos e o sábado é um a oportunidade para restabelecermos os laços familiares, na companhia dos familiares e do Senhor Jesus.

      A Bíblia diz que o sábado será também observado na Nova Terra:quando isto acontecera,? claro que na volta de Jesus,isto é prova que a palavra de Deus não muda ISAÍAS 40:8

      “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR”. (Isaías 66:22-23 RA).

      Na Nova Terra iremos guardar o sábado como um sinal do eterno reconhecimento de que Cristo criou o paraíso do Éden e criou os novos céus e a nova terra de justiça e santidade.

      No livro do Apocalipse temos uma descrição de como serão os últimos eventos da história. O livro nos diz que há uma batalha entre o bem e o mal, na qual está envolvida a adoração.

      Deus faz um chamado em Apocalipse 14 para que todos adorem a Ele e não á besta. E o modo que Deus escolheu para demonstrarmos que o adoramos é a guarda do sábado. Leiamos o texto:

      “… Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. (Apocalipse 14:7 RA).

      Agora, comparemos esta orientação com o texto de Êxodo, e iremos ver melhor a plenitude de seu significado:

      “porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:11 RA).

      Vejamos a semelhança do texto de Apocalipse 14:7, onde é feito um convite para que “adoremos aquele que fez o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há…” com Êxodo 20:11, onde é dito para santificarmos o sábado porque “em seis fez o Senhor o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há” e ao sétimo dia descansou.

      O texto de Apocalipse está parafraseando [1] o 4o mandamento. É um convite para que adoremos a Deus no sábado. Veja também que esta mensagem é para os últimos dias.

      Deus está chamando um povo para que sejam seus fiéis adoradores.

      Adoração será o ponto de controvérsia entre o bem e o mal. De um lado Deus pedindo que o adoremos; de outro lado, um poder exigindo adoração para si mesmo, pedindo que os cristãos guardem outro dia.

      Teremos de tomar nossa decisão, ser iremos aceitar o senhorio de Deus ou o senhorio da besta. Iremos demonstrar que aceitamos a autoridade de Deus em nossas vidas ao guardarmos o sábado. Guardando o domingo, a pessoa estará aceitando a autoridade do homem.

      Para fazer esta distinção entre quem irá servir a Deus e aceitar a sua autoridade entre quem irá servir á besta e aceitar a autoridade da mesma, Deus estabeleceu um “selo”.Este selo irá fazer a diferença. Vejamos:

      “… Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”. (Apocalipse 7:3 RA).

      Um anjo deu uma mensagem aos outros anjos que estão segurando os ventos da terra (símbolo de guerras, catástrofes) até que os servos de Deus sejam selados em sua fronte. A fronte é um símbolo da mente, pensamento. O selo estará em nossa mente.

      Vejamos onde está este selo:

      “Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos”. (Isaías 8:16 RA).

      Este selo está na lei de Deus, pois a Bíblia diz que a lei seria selada no coração dos discípulos de Deus. Vamos descobrir então qual é o mandamento que contém o ‘selo de Deus’:

      “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica”. (Ezequiel 20:12 RA grifo meu).

      “santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus”. (Ezequiel 20:20 RA).

      O selo de Deus ou sinal no Apocalipse é o Sábado. (há o selo do evangelho, no qual somos selados com o Espírito Santo).
      “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:8-11 RA – grifos meus).

      Percebeu? O sábado tem estas 3 características de um selo, pois contém o nome do dono do selo, sua função e seu domínio:

      *NOME: “Senhor Deus”
      *FUNÇÃO: Criador. “Porque em seis dias fez o Senhor…”.
      *DOMÍNIO: O Universo. “… o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há…”.

      Que maravilhoso!

      A santificação do sábado será o que irá distinguir entre os que adoram a Deus em verdade entre os que não o fazem. Ira nos ‘autenticar como sendo propriedades exclusivas de Deus’. É muito importante que nós tenhamos em nossa mente este selo, para que não sejamos punidos como será a besta.

      É fundamental que você tenha este selo, selo de reconhecimento de que Deus é o Criador, selo de reconhecimento de que ele somente é digno de nossa adoração, selo de reconhecimento de que Ele é a única autoridade em nossa vida.

      Diz acertadamente uma Escritora cristã sobre a importância do sábado no desfecho do conflito entre o bem e o mal:

      “O Sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não o servem”.
      Esta declaração, de que o povo de Deus dos últimos dias, chamados de todas as igrejas, que irá como sinal de obediência e fé em Jesus guardar o sábado é confirmadíssima pela Bíblia:

      “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apocalipse 14:12 RA)”

      Os “santos” são os que ‘guardam os mandamentos de Deus’ (e o sábado está incluído) e a fé em Jesus. Não basta dizer que tem a fé e não obedecer. “A fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Não que as obras salvem; as obras são apenas uma ‘conseqüência’ de nosso relacionamento com Cristo e uma demonstração do ‘tipo de fé’ que temos. A obediência é uma demonstração de fé verdadeira no sacrifício de Jesus.Porque se obedecemos é porque cremos em Jesus que nós capacita , pois sem ele nada podeis fazer,a salvação é pela graça em cristo Jesus para que ninguém se glorie , pois toda boa obra é poder do Espírito Santo.JESUS venceu o mundo e você vencera porque JESUS esta contigo, se não fosse assim não existiria a salvação , porque as obras da carne é inimizade contra Deus ,pois não esta sujeito a DEUS e nem mesmo pode estar.Portanto os que estão na carne não pode agradar a DEUS.Lembre-se que Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em ESPÍRITO E VERDADE (PENSE EFÉSIOS 2:8,9 E FILIPENSES 4:8,13 TIMÓTEO 1:8,AO 11 E FINALMENTE TITO 1:13,AO 16

      A quem iremos servir? A quem iremos obedecer? Que possam ser nossas as palavras do apóstolo Pedro e dos demais apóstolos:

      “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. (Atos 5:29 RA).

      Nossa maior motivação em guardar o sábado deve ser o amor ao Senhor Jesus. Diz Ele:

      “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. (João 14:15 RA).

      Esse amor é desenvolvido pela comunhão com Ele.

      Conclusão:

      Por estas e outras razões, nós Adventistas do 7º Dia guardamos o sábado. É um memorial eterno do Criador e Redentor. Nos últimos dias Deus está nos chamando para que o honremos em adoração e o dia que Ele escolheu para que guardássemos é o sábado, assim como Jesus, os primitivos cristãos, Maria e os apóstolos o fizeram.

      O sábado é o selo de Deus que deve estar em nossa mente. Para que este selo esteja em nós, temos de guardar o sábado. O repouso no 7° Dia será o ponto que irá distinguir entre os que servem a Deus dos que não o servem.(666)numero de homem, seis dias trabalharás e farás toda a tua obra(separado por Deus para o homem,)n°6 selo do homem êxodo 20:9 APOCALIPSE 13:16 ao 18 Mas o sétimo dia é sábado do Senhor teu Deus (7°)Êxodo 20:10,11 criador

      Sendo assim, podemos concluir que todos nós devemos guardar o sábado, pois todos nós devemos obedecer a Deus, todos devem lembrar Deus como nosso Criador e também receber o ‘selo de Deus’, como o diz o livro do Apocalipse.

      “Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal”. (Isaías 56:2 RA).

      PARA MEDITARMOS

      João 14:21 – Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama;
      Êxodo 20:03 ao 17 e Êxodo 31:18 Os 10 mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus
      Negligenciando o mandamento de Deus , guardais a tradição dos homens. Marcos 7:8 ao 10
      Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus: aquele, porem, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Mateus 5: 17 ao 20
      II João 1:6 – E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes que andeis nele.
      Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam Lucas 8 :21
      Porque o Senhor corrige a quem ama,e acoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (, Deus vos trata como filhos); pois que filho há a quem o pai não corrige?.Mas se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo sois bastardos e não filhos. Hebreus 12:6 ao 8
      Respondeu-se Jesus: O meu ensino não é meu, e, sim, daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo. Não vos deu Moisés a lei? Contudo ninguém dentre vós a observa. Por que procurais matar-me? João 7:16,17,19
      Porque os simples ouvidoures da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Romanos 2:13
      Como diz a profecia, foi mudado, os tempos e a lei
      Leia Daniel 7:25 profecia, e João 11:9,10, noite ainda, mas chamamos de uma hora da manhã.
      È mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei Lucas 16:17 , mas falam por ai , que a lei de Deus Jesus aboliu, será que ele era contra o Pai , Bem , Vamos deixar Jesus responder (Mateus 5: 17 ao 20
      II João 1:6 -) e João 7:16,17,18
      À lei e ao testemunho!Se eles não falarem desta maneira ,Jamais verão a alva Isaías 8:20 e Isaías 8:16

      SALVOS PELA GRAÇA EM CRISTO JESUS

      Romanos 3:31 e Romanos 6:17,18,19
      Romanos 7:12,14,19,22, ao 25 Romanos 8:1,2,4,7,8, II coríntios 13:5 E ISAÍAS 58:13,14
      Gálatas 3:21,22,24 Efésios 2:5,8,9,15, Filipenses 4:8,13 Timóteo 1: 8,9, Tito 1:13,1416, Hebreus 4:4,10,11,12, Hebreus 10:26,27
      Estamos orando a Deus para que este selo esteja em sua mão direita (obra) Apocalipse 14:12., IICoríntios 5:10 e Romanos 2:13 fronte. (consciência, mente) o que acredita no coração. Isaías 8:16 e Apocalipse 9:4

  2. ola caro amigo da Adventista eu gostaria de saber se posso receber gratuita mente estudo em casa da bíblia desde ja eu vos agradeço um forte abraço .

    Edmilson doa santos

  3. Olha , realmente é uma benção ver pessoas querendo saber mais de Cristo , buscando conforto em Tua palavra .Eu estou muito feliz em encontrar este estudo biblico nesse site , infelizmente ainda nao tive tempo em fazer o estudo com a mãe da minha namorada , agora vou conseguir realizar os estudos e poder tirar minhas duvidas assim que tiver um tempinho com a sogra.Fiquem com Deus , até + .

  4. eu fico feliz em receber um estudo biblico em casa ,pois issim minhas duvidas acabaram!
    e o mais emportante e q vou poder encinar outrem a verdade!

    voces da novo tempo sao uma bencao para toda naçao,obrigado!
    DEUS ABENÇOE A TODOS VCS…

  5. Dou graças a Deus por ter encontrado este estudo. Vou estudar junto com a minha família. Por favor, peço orações pelo estudo que irei realizar para que Cristo transforme corações.
    Obrigado!

  6. A pagina do estudo 6 nao pode ser encontrada pelo servidor ….

  7. Obrigado por postar esse estudo!!

  8. Estes estudos biblicos são maravilhosos! nos ensinam como devemos estudar a biblia, como ela é o único meio de conversação com Deus com seus ensinamentos.

  9. .:TENHO ORGULHO DE SER ADVENTISTA:.

  10. A pagina do estudo 6 e 8 nao pode ser encontrada pelo servidor. Poderia me mandar por email?

    Desde ja agradeço!

  11. Olá Boa Tarde… Consegui baixar quase todos os estudo, com excessão do estudo 06 e 08, pois quando eu clico para baixar redireciona para um outro site, preciso muito desses estudos se pudessem enviar para o meu e-mail eu agradeço. Muito Obrigado, Que Deus continue vos abençoando.

  12. Ola, O estudos 6 e 8 os links estao corrompidos .. Corrija por favor.. que Deus possa continuar a usa-lo, Deus o Abençoe ..

  13. SOU ADVENTISTA E MORO EM CAMAÇARI BA E GOSTARIA QUE VOÇÊS MANDASSE PRA MIM ESTUDOS BIBLICOS A BIBLIA ENSINA POIS ESTOU DANDO ESTUDO ,E GOSTARIA DE TER MAIS ESTUDO DESSE MAIS ACABOU, ,POR FAVOR MANDE ESSE ESTUDO PRA MIM PARA QUE EU, MEU IRMÃO E MEU ESPOSO POSSA CONTINUAR RESGATANDO ALMAS PARA O SENHOR AMÉM ? MEU ENDEREÇO É RUA DAS LARANJEIRAS N0 30 PARQUE FLORESTAL CAMAÇARI BA. CEP 42800-000. QUE DEUS ABENÇÕE CADA UM DE VOÇÉS.

  14. este site e muito bom

  15. Olá, consegui baixar todos os PowerPoints, com excessão do 6 e do 8.

    Gostaria de ter esses estudos, então por favor, arrumem os links do estudo 6 e do estudo 8, ou me enviem por email.

    Grato.

  16. como faço para reçeber este estudo em casa?

  17. meu caro amigo(a). os links dos estudos 6 e 8 não estão abrindo. obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: