Lançamento da Enciclopédia da Memória Adventista digital


Lançamento da Enciclopédia da Memória Adventista digitalO Centro de Pesquisas Ellen G. White e o Centro Nacional da Memória Adventista (CNMA) têm a honra de apresentar a toda comunidade da IASD a concretização de um grande sonho que fora acalentado desde 1987. Trata-se da Enciclopédia da Memória Adventista no Brasil (EMAB). Esse veículo, que pretende promover o conhecimento e a preservação da História de nossa Igreja no país, está publicado e disponível unicamente no site do CNMA: www.memoriaadventista.com.br.

Nele, você terá acesso a seções de fotos, downloads, documentos históricos, vídeos, e-books, wallpapers, áudios e sermões com materiais biográficos e históricos de pioneiros e diversos segmentos da obra adventista, tais como instituições educacionais, médicas, filantrópicas, centros de mídia etc.

O site também apresenta a Rádio da Memória Adventista. Estão disponíveis materiais para 24h de transmissão de programas da Voz da Profecia, com a locução do Pastor Roberto Rabello e músicas do quarteto Arautos do Rei em suas primeiras formações.

Por se tratar de um projeto que vem sendo feito há 20 anos, muitos verbetes encontram-se desatualizados ou precisando ser complementados. Para sua atualização, contamos com a participação de toda a comunidade adventista no Brasil. Se você possui informações a respeito dos tópicos abordados na Enciclopédia, ou de outros materiais do site, colabore conosco com o envio das informações. A seção ‘Colabore’ do site explica como você poderá ajudar.

Agradecemos a todos que colaboraram até aqui na produção desse projeto. Nosso desejo é que essa Enciclopédia desperte em cada coração o senso de pioneirismo e missão, tornando-a assim, num veículo de bênçãos a todos os seus leitores e usuários.

Breve Histórico

A idéia da criação da EMAB surgiu em 1988 pelo Pastor Alberto R. Timm, na época diretor do Centro White e do CNMA, com sede no então IAE–SP. Com a finalidade de obter informações biográficas e inspiracionais daqueles que deixaram se gastar no ministério adventista, a partir dessa data, centenas de formulários foram encaminhados às igrejas, instituições, pastores e obreiros jubilados.

Nesse processo, vale destacar a atuação da Profa. Sônia M. Gazeta, que se empenhou em contatar centenas de pessoas em todo o território nacional. Como resultado, foram obtidos inúmeros dados e informações que passaram a ser arquivados e posteriormente classificados visando a elaboração do conteúdo final da EMAB.

Outro importante fator para compor o conteúdo da Enciclopédia se deu a partir do ano de 1998, quando sob a direção do Pr. Timm, foi realizada uma série de Simpósios da Memória Adventista. Tais eventos foram determinantes para uma melhor compreensão do desenvolvimento histórico-institucional de diversos segmentos da denominação adventista no Brasil.

Finalmente, em 2005 foi tomada a decisão de inserir todos os arquivos da EMAB no formato digital. Desde então, tem sido dedicado muito tempo, talento e energia para a consolidação deste tão esperado momento em que os membros adventistas terão acesso ao conteúdo de sua própria história.

E Enciclopédia foi lançada dia 15 de novembro, no sábado do Espírito de Profecia. O diretor do Centro White, Pr. Renato Stencel pregou pela manhã na Igreja do Unasp, Campus Engenheiro Coelho e à tarde, o Centro White abriu suas portas para visitação e uma exposição especial de lançamento da EMAB.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: