O Uso da Calça Comprida para Mulheres


No final da década de 50 a mulher não usava calça comprida, nem botas e outros acessórios de vestuário feminino comuns hoje. Este costume foi mudado na década de 60, onde a calça comprida também passou a fazer parte do vestuário das mulheres.

Com essa mudança surgiu uma questão: seria correto a mulher usar calça comprida que até então era um costume somente dos homens?
O texto mais citado por aqueles que proíbem o uso de calça para as mulheres é Deut. 22:5: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus.”
Este texto se refere, segundo seu contexto histórico, à roupas íntimas, pois na época o vestuário era praticamente o mesmo para ambos os sexos (geralmente a túnica). A idéia do texto é proibir o homossexualismo, e não proibir calça comprida para as mulheres ou qualquer tipo de vestuário específico. A verdade é que nesta época nem havia calça comprida como as de hoje, então, como dizer que esse verso as proíbe?
Deus não está preocupado com formas, mas com princípios. Não importa se um pedaço de pano é usado como saia ou calça, o que interessa é se é modesto, econômico, saudável e descente – esses são os princípios que a Bíblia e o Espírito de Profecia defendem.
A calça comprida não é proibida pela Palavra de Deus ou pelo Espírito de Profecia, mas segundo os princípios cristãos, não deve ser muito apertada a ponto de mostrar as formas do corpo e comprometer a saúde. Ela deve ser confortável e apropriada a cada sexo.
Em muitos casos, ela é indispensável, principalmente em esportes ou atividades físicas e sociais, mas deve se observar essas questões.
A verdade é que as calças femininas hoje não são, na sua maioria, apropriadas, pois são muito justas e sensuais. Porém há calças descentes, modestas e sociais, ou seja, em conformidade com os princípios da Bíblia e do Espírito de Profecia.
Hoje existem saias que são transparentes ou curtas demais. Mas nem por isso podemos generalizar e proibir o uso de saias. Assim também devemos ter sabedoria para distinguir uma calça apropriada e uma que não seja, e não proibi-la enfaticamente.
Até um tempo atrás poderíamos dizer que a calça comprida para mulheres era um vestuário de estilo não social, por isso seu uso era desaconselhado em atividades sociais. Hoje porém a calça já foi inserida nos trajes sociais finos e executivos. É comum ver uma mulher com calça social e blazer desempenhando atividades executivas e administrativas, onde o vestuário usado por homens na mesma função é o terno e gravata.
A Igreja Adventista faz uso, em vários níveis da organização, de calças compridas femininas (de acordo com os princípios que ela defende para qualquer vestuário) para usos específicos como colportagem e educação (alunos e professores).
Sobre a posição bíblica e do Espírito de Profecia acerca deste tema, temos um excelente artigo de Roberto Olsen, que pode de forma clara e objetiva, definir qual tem sido a posição da Igreja Adventista no tocante ao uso de calça para as mulheres (Roberto Olsen, Pode Uma Dama Cristã Usar Calça? Colégio da União do Pacífico. 6 de março de 1974).

Citaremos suas conclusões:

1 – Sobre o texto de Deut. 22:5: “O texto em questão simplesmente adverte que os homens não deveriam vestir igual às mulheres. O mesmo nada diz acerca de calças e dificilmente pode ser usado como uma ordem absoluta contra o uso de tais peças de vestimentas para ambos os sexos. Nos tempos bíblicos nem os homens nem as mulheres usavam alguma coisa que se pareça com as calças modernas”.
2 – Sobre os textos do Espírito de Profecia, depois de analisar as principais citações de Ellen White sobre o vestuário, a conclusão foi a seguinte: “Não, Ellen White não proibiu o uso de calças compridas por parte das mulheres. O que ela objetou foi ‘eliminar a distinção na vestimenta de homens e mulheres’ (I Testemunhos, 460)”.
“Dificilmente é justificável a conclusão que os escritos de Ellen White se opõem ao uso de calças por parte das mulheres. Não obstante, se Ellen White vivesse hoje, faria uma exceção em relação do uso por parte das mulheres de roupas justas de qualquer tipo, ainda que fossem calças, jaquetas ou saias. Igualmente, teria algo desfavorável que dizer acerca do uso de mini saias. Mas, de acordo com a opinião de muitos, não protestaria contra o uso de calças ou trajes modestos que possibilitam a quem os usem conservar uma aparência feminina distintiva”.
Como fiéis devemos buscar seguir a risca os princípios do vestuário cristão, mas não devemos legislar sobre formas das vestimentas que estão dentro desses princípios. Se uma calça não é modesta ou descente, deve ser excluída do vestuário, assim como uma saia ou vestido que não seguem os parâmetros cristãos.
Por outro lado, se ela é descente, modesta e feminina, não há porque proibi-la. Vivemos numa cultura onde não é considerada homossexual uma mulher que usa calça, por isso, a distinção entre os sexos não é comprometida por esse tipo de vestimenta.
Se uma mulher não quer usar calça, não é pecado, desde que sua saúde e decência não sejam comprometidas (ex. Uma mulher usar saia em condições de frio extremo, não protegendo suas pernas; uma operária feminina usar saia para trocar lâmpadas de postes).
Note esta declaração do Espírito de Profecia:

“Seja qual for o comprimento do vestido, devem as mulheres vestir seus membros tão cabalmente como os homens. Isso se pode fazer usando calças forradas, terminadas num cadarço preso aos tornozelos, ou calças amplas, estreitando para os pés; e estas devem ser bastante compridas para ir até aos sapatos.” (E.White, Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 461)

Procure cuidar bem do seu vestuário, e não do vestuário do próximo. A salvação é individual e ninguém deve achar na condição de modelo ou juiz nesta questão.

PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas – RS. Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas
Anúncios

7 Respostas

  1. bem que a irmã white menciono dos mercenarios dentro da igreja e vc é um deles, apoia a abominação dentro da igreja por caus de dizimo e ultrage para o Deus santo que escreveu com linhas distintas ,mulher tem sexo diferente do homem então tem ser diferente sua veste, acho que vc é cego ou tolo vc ñ enchegar o tamanho da saia para o lar e para igreja etc… que a~irmã white fala e por isso que os pastores tão perdendo o respeito por apoiar erros, vc é um que jamais daria um conselho para minha familia sem moral é uma vergonha para o adventismo.

  2. o texto mencionado em testemunho para igreja vol 1 pag 461 é um calça de forro que as irmãs americanas ulsam para cobrir os membros inferiores do forte inverno americano por baixo das saias ,se vc ñ sabe pastor dentro das casas na época tinha estufas então a temperatura ficava amena então elas usavam saias até o joelho para fazer serviços domesticos e até a canela com calça por baixo da saia para ir a igreja etc…. e isso era um meio de resfriar o corpo e viver a lei da saúde algo qque numca vi vc mencionar acho que nem pratica por isso n~precepção espiritual,acabo a fase de os membros serem enganados por falsos teologos.

  3. O que fazer para ser adventista do setimo dia?
    As mulheres usam calças compridas?

  4. isso é uma vergonha en.

  5. um absurdo mulher usar calça comprida motivo mulher nao deve ser sensual para os outros más só para seu marido se nao deve vestir vestido sensual porque usaria calça que é mais sensual!

  6. e’ meu amigo? mas se vc fizer uma comparaçao das igrejas que aceitam esses costumes vc vera a diferença!um exemplo amplo:se vc comparar a sua igreja com a do davi miranda vc vai ver a diferença.os dons pelo que eu averiguei la ,sao manifestos de uma forma superior.faça o teste!vai la pra vc ver com os proprios olhos!eu conheço mais de 50 igrejas diferentes.mas essa do davi miranda eu fiquei perplexo.e pra abalar meus pensamentos ,pessoas da minha familia receberam um milagre que so vendo pra crer mesmo

  7. Estimado Pastor Yuri, por mais que um homem ou uma mulher tentem responder esta pergunta, sempre deixa algo a desejar, nunca convence já percebeu? Enquanto eu não entendia que Deus nunca muda, não é de duas palavras, eu usava calça comprida, e outros, mas ao ler o Espirito de Profecia,justamente este texto que o Sr usa como prova de que nós mulheres podemos e devemos andar com nosso corpo coberto cabalmente iguais aos homens “sexo masculino” no calor não é a resposta e sim no inverno. Este asssunto está se referindo em tempo de frio. No calor as adventistas continuam usar e usam não calças largas e horriveis, e sim bem feminina, e tudo isto para sedução, não adianta ficarmos tapando o sol com a peneira, mulher inteligente jamais compraria calça comprida, com cadarço no fim da perna ou de outra forma ridicula, o ser tem visto tanto as mulheres mais velhas, novas, corpos magros ou gordas, usando calça bem justinhas, pois as santas mulheres vestiam vestidos, e não outra coisa quando Pedro disse esta fala. Roupas decentes, mas as mulheres de pastores, já os conhecem quando vão namorar, e continuam a usar tudo isto inclusive roupas curtas até mesmo dentro da igreja em publico nem se fala, como os pastores irão proceder? suas mulheres usando, demonstram para as mulheres da igreja e nós andamos mesmo observando a vida de um pastor e sua familia, não adianta tentarmos disfarçar, mas todas comentam ” mas a mulher do pastor, as suas filhas também usam então vou usar também” e com isto estimado pastor, o exemplo continua falando mais alto, tanto o ruim como o bom. Não consigo ver um Deus que chama a roupa de homem numa mulher e a de mulher em um homem de roupa abominável, e muita mulher de pastor filhas e mulheres em geral, ficarão do lado de fora da cidade santa, Por que a roupa que Jesus tem pra dar aos que ganharem a salvação é vestidos de linho, compridos, decentes e puros, e não calças e bermudas e shorts, conforme uso das nossas irmãs. EGW diz neste texto que o senhor citou, que esta calça tem que estar por debaixo de uma saia, o sr esqueceu de colocar esta parte, parece que a igreja de Deus está fazendo igual a catolica, para não perder os membros ela aceitou a idolatria de seus membros. Não podemos ser iguais, temos de ser diferentes, se não sempre estará cumprindo o que O Espirto diz à igreja ou não somos o povo da profecias? Os dois caminhos sempre andarão perto de nós, agora saberemos distingui-los? O apertado, não pode usar isto, comer isto, pensar isto, temos de agradar a Deus e não aos homens, se estivermos agradando aos homens com nossos corpos estaremos pecando e fazendo os homens também pecarem, se tenho corpo então que não realça e nem seduz posso usar calça comprida, saia curta, transparente, short, bermuda, pois não estarei mesmo sendo nada mais do que ridicula, mas se tenho curvas, gluteos avantajados, arredondados, coxas bem definidas, barriga “sarada” ai então eu estarei pecando contra Deus? Temos que lembrar que a luta é contra o pecado mas é porque existe Deus, e não contra o ser humano x humano, Deus não abriu excessão para corpo definido ou ridiculo, pois Ele não faz acepção de pessoa em pecado, feia ou bonita, pecado é pecado não importa quem o cometa.
    Calça comprida somente em baixo da saia em tempo de frio, ou o Espirito de Profecia esta mentindo? Pois EGW nos diz o que Deus Diz e não o que EGW acha, ela também teve que ser obediente ao que Deus lhe mandava escrever. Portanto sabemos nós que não é a roupa que nos salva, e sim Jesus, mas EGW diz que as roupas em pessoas que apenas abandonam para serem batizadas, assim que passa algum tempo a mulher volta a usar, pois estas mulheres são como arvores podadas, depois disto começãm a brotar novamente quer dizer: voltam a usar novamente aquilo que para batizar tiveram que abandonar, graças a Deus que temos as profecias e tendo as profecias não corrompemos, agora quem não tem profecia lógicamente se corrompem, e assim as irmãs adventistas estão se corrompendo sempre querendo usar o que bem entendem e não o que Deus pede. Não sei se os pastores tem medo das ovelhas rebeldes ou se gostam das ovelhas seduzindo-os, ou se não são obedientes também ao Pastor Jesus, que nos avisa: E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira… Será que o Espirito de Profecia não sabe o que diz? Ao dizer que a mulher tem que andar com a calça comprida em baixo da saia, já pensou que coisa ridicula, que mulher em são juizo faria isto? se no inverno é por baixo da saia, quer dizer que em outra estação não se usa de forma alguma, e para subir em qualquer coisa então usa-se por baixo da saia que também temos a medida, EM PÉ OU ASSENTADAS O JOELHO DEVE ESTAR COBERTO, seja da mulher da coxa grossa dou fina.
    Deus diz à mulher, não interessa que corpo ela tenha ou idade, pecado é pecado. Antes da porta da graça fechar, será que assim que começar a perseguição aos filhos e filhas de DEus, a roupa estará como? não consigo ver as moças as velhas, usando este tipo de roupa, nas prisões, ou nas montanhas escondidas, as mulheres das que farão e serão das dos 144 mil, impossivel que estarão nestes trajes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: