Os judeus foram rejeitados por Deus?


judeu_uniao-adventista

Sua pergunta foi muito importante. A Bíblia nos revela que Deus tem um plano especial para os judeus até nossos dias. Tanto que em Romanos 9 ao capítulo 11, o apóstolo Paulo afirma que eles não foram rejeitados definitivamente. E Jesus, em João 4:22 afirma: “… porque a salvação vem dos judeus.” Isso nos mostra que o plano de Salvação e a Lei do Criador foram dados a eles.

Por meio dos judeus o Senhor quis comunicar o conhecimento de Si ao mundo (Isaías 56:1-8). E o fez, em parte. Mas, no final, falharam, por causa da rebeldia. Por isso, foram para o cativeiro (2 Crônicas 36:11-21).

Os líderes judeus imaginavam-se demasiado sábios para necessitar de instrução, demasiado justos para necessitar de salvação e demasiado honrados para necessitar da honra que vem de Cristo. O Salvador afastou-Se deles para outorgar a outros os privilégios de que tinham abusado e a obra que haviam negligenciado. A glória de Deus tinha de ser revelada e Sua Palavra confirmada. O reino de Cristo tinha de ser estabelecido no mundo. A salvação de Deus tinha que se tornar conhecida nas cidades do deserto; e os discípulos foram chamados para fazer a obra que os líderes judaicos deixaram de fazer”. Ellen White – Atos dos Apóstolos, pág. 16.

Ellen White – pessoa que recebeu o dom profético e escreveu a citação acima – afirmou que, nos últimos dias, o Senhor irá usar judeus fiéis (que vivem de acordo com a luz que receberam) para nos ajudar a pregar a mensagem da adoração a Deus no Sábado. Veja que afirmação interessante:

“Há entre os judeus alguns que, como Saulo de Tarso, são poderosos nas Escrituras, e esses proclamarão com maravilhoso poder a imutabilidade da lei de Deus. O Deus de Israel fará que isto suceda em nossos dias. Seu braço não está encolhido para que não possa salvar. Ao trabalharem Seus servos em fé pelos que de muito têm sido negligenciados e desprezados, Sua salvação será revelada”. Atos dos Apóstolos, pág. 381.

Depois desse esclarecimento, posso ir mais direto a sua pergunta:

Sendo que Deus julgará a cada um “segundo a suas obras” (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12), isso significa que todos serão julgados de acordo com a luz que receberam e seguiram. Desse modo, os judeus que não tiveram oportunidade de saber que Jesus era o Messias e já morreram, o Senhor, em Sua misericórdia, avaliará com amor o caso deles com base na luz que tiveram.

Já se um judeu que teve (e tem) a oportunidade de saber que Cristo é o Messias; possui acesso a Isaías 53 para comprovar que o único personagem na história que satisfaz aos requisitos do Servo Sofredor é JESUS CRISTO e não O aceita como Salvador Divino, irá se perder, pois a salvação é apenas para quem crer: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Marcos 16:16.

Recomendo que destaque ao seu amigo judeu as qualidades dele e mostre-lhe o plano que o Senhor Deus tem para esse povo fantástico. E, separe um tempo para estudar com tal irmão – de maneira detalhada – Isaías 53. Apresentarei a seguir um breve resumo para que possa provar-lhe que o capítulo antecipa cerca de 800 anos antes de Cristo nascer como seria a trajetória do Messias para Salvar a humanidade. Do império das trevas e da consequente morte eterna (Colossenses 2:14; Romanos 6:23) e não do império romano (João 18:36):

1) O sofrimento de Jesus é predito em Isaías 53:3-5;

2) As provas de que Jesus era o Messias prometido – o cordeiro sacrificado – estão em Isaías 53:7 (confira João 1:29 – afirmação de um judeu!);

3) A morte de Cristo é predita em Isaías 53:8, 9;

4) A ressurreição de Jesus é prometida no Antigo Testamento também no livro de Isaías: cap 53:10-12.

Em breve, Jesus voltará pela segunda vez e, juntamente com os judeus poderemos preparar as pessoas para respeitarem a Lei de Deus e aguardar o Senhor:

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” Mateus 24:30-31.

Deus lhe use como uma luz (Mateus 5:16) para iluminar a vida de seus amigos que fazem parte do judaísmo. Assim, eles poderão entender que Jesus já veio e que Ele tem planos para a vida deles nesses últimos dias da história do nosso mundo!

Um abraço e fique com Deus,

Leandro Quadros
Jornalista – consultor bíblico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: