Liberdade Religiosa: ENEM 2009


enem2009-uniaoadventista

Brasília, DF… [ASN] Na manhã desta quarta-feira, 20 de maio, o líder de Comunicação e Liberdade Religiosa da Igreja Adventista para a América do Sul, pastor Edson Rosa, e o advogado da Igreja para a mesma região, doutor Luigi Braga, estiveram em reunião com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, doutor Reynaldo Fernandes.

Este é o órgão responsável pela aplicação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O motivo do encontro foi encontrar uma alternativa para os adventistas que irão participar do ENEM, nos dias 03 e 04 de outubro deste ano, já que a data envolve um sábado. Também participaram do encontro o chefe de gabinete João Marcos Martins, e o deputado Charles Lucena.

O presidente do INEP, informou que já estava no planejamento ter salas disponíveis para os guardadores do sábado. Durante a audiência foi feita uma solicitação no sentido de que na normativa para aplicação do ENEM conste a existência desta sala especial onde os guardadores do sábado possam ficar reservados até o horário do por do sol do dia 03 de outubro, quando então, farão a prova. Essa solicitação foi prontamente aceita pelo presidente Dr. Reynaldo Fernandes.

Para o pastor Edson Rosa, “trata-se de uma conquista junto ao Ministério da Educação que permite a liberdade de consciência. Nossos alunos terão o direito de guarda do sábado preservado e poderão participar tranquilamente desta seleção”. O pastor ainda acrescenta que “assim que tivermos a normativa em mãos vamos divulgá-la”.

Já está agendada uma segunda audiência com o doutor Reynaldo Fernandes, quando, em entrevista, ele dará maiores esclarecimentos sobre o a importância do ENEM e o direito de consciência que deve ser preservado.

O ENEM é um exame individual, de caráter voluntário que, a partir deste ano, deixará de ser apenas um instrumento para avaliação, e passará a ser adotado como válido para ingresso na universidade.

[Equipe ASN – Márcia Ebinger e Edson Rosa

15 Respostas

  1. Nossa! Que bacana essa conquista!

    Antes de ingressar na faculdade, há poucos anos, deixei de prestar vestibular numa das melhores universidades na minha área porque a prova era realizada no sábado e não obtive sucesso na “luta” para fazê-la depois do pôr-do-sol.
    Fiquei muito chateada, mas, dou graças a Deus por estar onde estou, acho que não teria chegado tão longe estudando lá, sem contar que enfrentaria outros problemas relativos ao sábado lá também.

    Fico MUITO feliz!

  2. SENHOR eu te adoro e sou muito grata a TI, pois mesmo sendo pecadora como eu sou, TU me amas assim mesmo e sempre dá uma solução quando existe um problema na frente…
    Senhor eu te quero sempre, só te peço força para vencer as lutas que o mundo coloca a minha frente, mas eu sei que És muito maior que tudo isso e nos ama muito, sei também que jamais nos deixará só…. Obrigada Senhor!!!

  3. graças a deus,isso é providencia divina….nos estavamos preucupados como iriamos participar ….que bom tudo esta começando a dar certo….

  4. Dou glória a Deus por tamanha prova de fidelidade!!!! Quando soube da data da prova do ENEM 2009 fiquei um pouco preoculpada, mas, li alguns versos na Bíblia que confirmam a fidelidade de Deus quanto aos que também são fieis com Ele. Essa foi uma maravilhosa conquista do povo de DEUS… NÓS… Obrigada Senhor por nos fazer merecedores de tudo isso!!!! 🙂

  5. Que Deus seja louvado…quando vi a data do ENEm 2009 fiquei preocupada,nao comigo,pois Deus ja me deu a vitoria de passar em um vestibular federal,mas com os meus irmaos adventistas.Agradeço a Deus em nome de todos nos,que passamos por tantas dificuldades para estudar.Pra mim nao esta sendo facil,estou em uma universidade federal,aqui é muito dificl,mas vejo q a cada dia Deus me estendido a Sua poderosa mao,estou confiando Nele,e sei q se a sua vontade for eume formar nesse curso sei q naeda vai impedir,pois os planos que Deus tem pra nos homenm algum pode impedir…Ele nos ama e quer o nosso melhor…Obrigado SenhoR!

  6. eu tbm fiquei muito preocupada quando fiuei sabendo que a prova ia ser no sabado..mas ai eu pensei..eu confio em Deus e sei que ele ha de prover uma solução.agora eu só queria saber como vai ser….se na hora da inscirção é que a gente coloca…essa observção..

  7. Deus seja louvado!!!! Fiquei muito feliz com a noticia e estou espalhando para todo mundo!!!

  8. Deus…. Eu chorei quando li este comentário… estava tão aflita e triste com a data divulgada para as provas.
    Obrigada meu Senhor, mesmo eu não merecendo o Senhor é fiel… acima de todas as coisas eu sei… eu sei que meu Deus é fiel…

  9. Fiquei muito feliz com esta noticia…..que DEUS possa abençoar todos nos….

  10. o q devemos fazer para sermos identificados lá na hora da prova?
    tem q levar alguma declaração da igreja no dia?

  11. devemos levar alguma autorização da igreja para sermos identificados?
    e qm está estudando para ser adventista tbm poderá fazer essa prova depois do pôr do sol?

  12. Também achei a notícia muito interessante, mas não entendi uma coisa: Como farei p/ comunicar q sou adventista e não farei a prova no sábado? A quem devo procurar? Alguém pode dar uma orientação mais clara, por favor.

  13. Sim uma conquista, mas que horas teremos que esta nesta sala espero que não seja antes do por-do-sol,porque se assim for estaremos incorrendo em outro problema: está no culto jovem ou nos preocupando em fazer as provas.

  14. O que nos torna cada vez mais fortes no caminho de Jesus é saber que ELE jamais abandona os seus,quando conseguimos o direito de fazer a prova depois do por-do-sol foi uma prova da fidelidade do SENHOR para com aqueles que lhe são fiéis.Obrigado JESUS por mais esta vitória!!!!!!!!!!

  15. como falo na hora de prestar o enem ?
    tenho que apresentar algum papel?.

Deixe um comentário

