Enem será adiado por causa de vazamento


Nessa madrugada de quinta-feira, 1° de outubro, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) resolveu cancelar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Exame estava agendado para ser realizado esse final de semana, no entanto devido a suspeita de que o conteúdo tenha vazado, o MEC decidiu adiar e realizar uma nova prova daqui a 45 dias.

O ministro da educação, Fernando Haddad, confirma que não teve acesso ao conteúdo da prova, mas foi alertado sobre a quebra de sigilo do ENEM e confirmou a informação junto aos técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que é o órgão responsável pelo ENEM.

As questões que estavam guardadas no cofre, que foi aberto ontem à noite para confirmar o dado. “Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance”, disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, ao jornal O Estado de S. Paulo, por telefone, por volta da 1h.

A suspeita começou a partir de uma ligação que o jornal O Estado de S. Paulo recebeu de um homem que alertou ter duas provas em suas mãos e que entregaria penas em troca de 500 mil reais. Um dos funcionários teria entregado a prova e teriam cinco pessoas envolvidas nesse esquema.

O Inep mantém um banco com cerca de 1,8 mil questões pré-testadas e de onde o MEC retirará outra versão da prova do ENEM, que segundo o órgão já está pronta para substituir. O ministro da educação participará de uma coletiva para esclarecer os acontecimentos. Segundo dados retirados do site do Inep 80% dos alunos que irão concluir o Ensino Médio esse ano, irão realizar o ENEM em 2009.

Com reportagem de: JC ONLINE – UOL (http://jc.uol.com.br/canal/vestibular-2010/noticia/2009/10/01/provas-podem-ter-vazado-e-enem-e-adiado-201249.php)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: